Concílio mundial metodista: um deus, uma fé, um povo, uma missão!

Metodistas do mundo inteiro se reuniram em Houston, Texas (EUA) entre 31 de agosto e 3 de setembro para a 21ª Conferência Mundial Metodista. A comunidade teve a oportunidade de compartilhar questões de diversas culturas. O encontro mundial da família Metodista Wesleyana acontece a cada cinco anos em uma parte diferente do mundo, e essa edição aconteceu sob o tema organizado em torno de quatro subtemas: Um Deus, uma fé, um povo, uma missão. “Os/As participantes sairão de Houston sabendo o que tem unido Wesleyanos/as historicamente e para o que Deus está nos chamando para o futuro”, já informava a organização em seu site oficial antes do começo dos trabalhos.

A abertura do evento aconteceu com a celebração da noite do Deus trino e terminou com um culto noturno, enviando ao mundo o Corpo de Cristo cheio de diversidades, mas unido. Durante a cerimônia, o Bispo brasileiro Paulo Lockmann, presidente do Conselho Mundial Metodista, teve a oportunidade de presidir o evento no cargo que exerceu nos últimos cinco anos. Ele explica a diferença entre o Concílio como evento e a Conferência. “O Concílio abre a Conferência e esta é o espaço onde os/as não delegados/as do Concílio, cerca de 450 pes soas, se reúnem com metodistas membros da Conferência. Nela, acontecem palestras; inclusive, o Bispo João Carlos foi um dos palestrantes.

Houve pessoas do mundo todo trazendo diversas experiências em palestras e também nas oficinas”, disse o Bispo Paulo Lockmann. A Conferência durou mais quatro dias e, após o seu encerramento, o Concílio voltou a se reunir para a posse formal do novo presidente e para a aprovação dos projetos dos comitês para o novo quinquênio. “O Bispo João Carlos Lopes foi eleito membro do Comitê de indicação que irá trabalhar os novos líderes para a liderança do Concílio Mundial de 2021 a 2025”, destacou o Bispo Lockmann. A responsabilidade da presidência foi passada para o Reverendo J.C. Park, da Igreja Metodista Unida Coreana, em uma marcante liturgia onde recebeu oração de representantes da Igreja Metodista na África.

A programação contou ainda com palestrantes de várias partes do mundo, incluindo o Bispo brasileiro João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica e do Conselho de Bispos das Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL), e também da Revda. Jo Anne Lyon, ganhadora do Prêmio Metodista da Paz. Além do Bispo Paulo Lockmann e do Bispo João Carlos Lopes, a delegação brasileira também contou com a presença dos Bispos Adonias Pereira do Lago e Luiz Vergílio, respectivamente o atual e o recém-eleito presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil.

A Bispa Marisa de Freitas também esteve na conferência, assim como a Pastora Andreia Fernandes, que foi convidada para pregar na Primeira Igreja Metodista de Pasadena, no Texas. Representantes da Rede Metodista de Educação e Confederação de Jovens também participaram da comitiva.

Você confere essas e outras informações na íntegra em português no site do Expositor Cristão. Veja também no site oficial do evento em inglês (worldmethodistconference.com) ou no site da Sede Nacional (www. metodista.org.br) orelatório do Bispo Paulo Lockmann apresentado na Conferência.

* Sara de Paula, e repórter do Expositor Cristão. Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro de 2016. Acesse e faça download gratuito

Racismo
Las iglesias metodistas unidas Lincoln y Adalberto, comparten el mismo santuario, el cual ha sido vandalizado en varias oportunidades y está siendo rondado, de acuerdo a testigos, por desconocidos que fotografían y graban las instalaciones con el fin de intimidar a través de la internet. Foto de archivo cortesía de la IMU Lincoln.

Iglesias Lincoln y Adalberto preocupadas por redadas de ICE y amenazas de grupos de odio

Los/as miembros de las iglesias están preocupados por las amenazas a la seguridad de las iglesia que comparten el mismo santuario, el cual ha sido objeto de vandalizaciones varias veces y que está siendo fotografiado y grabado en video por desconocidos quienes comparten las imágenes en redes sociales para estimular los ataques de odio en internet.
Entidades de la Iglesia
El Concilio Judicial se reunirá este otoño para su primera sesión después de la Conferencia General de este año. Será la última sesión que utilizará el Libro de Disciplina actual de 2016 antes de que se publique la nueva Disciplina en enero. La mayoría de las nuevas medidas aprobadas por la Conferencia General entrarán en vigor en los Estados Unidos el 1 de enero. Foto original Mike DuBose. Fotomontaje Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Cancelan publicación del Libro de Disciplina en coreano y español

Líderes de iglesias coreanas e hispano-latinas expresan su preocupación por la decisión de la Casa Metodista Unida de Publicaciones de dejar de traducir el Libro de Disciplina por motivos financieros.
Temas Sociales
La Obispa Dottie Escobedo-Frank, líder episcopal de la Conferencia Anual de California-Pacífico, dirige su salutación a la asamblea de MARCHA 2024 en su carácter de conferencia anfitriona del evento.

El caucus hispano-latino metodista se reunió; ¿y ahora qué?

MARCHA, el caucus hispano-latino de La Iglesia Metodista Unida, tuvo su asamblea 2024 en California en la cual eligieron nuevo liderato y tomaron decisiones continuar con su ministerio de abogacía por los derechos de la comunidad hispano-latina dentro y fuera de la iglesia.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved