500 anos da reforma protestante

O segmento turístico alemão espera uma crescente presença de visitantes religiosos/as naquele país em 2017. A proximidade dos 500 anos da Reforma Protestante já causa movimentações em vários países, inclusive no Brasil. Na página que promove o turismo em terras germânicas na internet já existe conteúdo especificamente relacionado ao evento de Lutero. Com o objetivo de mobilizar mais caravanas de turistas religiosos/as, a página tenta resumir a importância do evento Reforma 500 anos da seguinte forma: “A Igreja Católica Romana medieval era poderosa, dona de muita terra e riquezas.

Os pré-reformadores John Huss e Wycliffe criticavam uma crescente secularização e falta de piedade de monges, padres e bispos, pavimentando o caminho para homens como Martinho Lutero, João Calvino e Zwinglio”. O site também disponibiliza uma biografia de Lutero, um pouco de história, informações sobre seus contemporâneos e imagens de época.

Caminhos da Reforma Luterana e roteiro de viagens

Outro trecho a destacar sobre o contexto do dia da Reforma Protestante nesta ocasião especial dos 500 anos: “A vida e história de Martinho Lutero estão sem dúvida atreladas a inúmeros locais na Alemanha. Wittenberg, por exemplo, conhecida por Lutherstadt (a cidade de Lutero), é onde ele pregou suas 95 Teses à porta da Igreja-Castelo da cidade, em 1517, iniciando a Reforma Protestante na Alemanha. De acordo com Martinho Lutero, a Reforma era uma luta pelos evangelhos e uma chance para que ele conseguisse reformar a Igreja Católica e levar o Cristianismo de volta às suas raízes”.

Para ajudar na localização dos fatos (e na montagem de roteiros), é informado também que “Wittenberg não foi o único local onde a vida de Martinho Lutero desenrolou-se. Parte da história de Martinho Lutero inclui o tempo que passou no Castelo de Wartburg, próximo a Eisenach, de maio de 1521 a março de 1522, onde traduziu o Novo Testamento para o alemão”. O site menciona uma lista de locais relacionados à vida de Martinho Lutero: Wittenberg, Eisleben, Eisenach, Erfurt, Dresden e Leipzig.

Religião na Alemanha hoje

Outra informação interessante é sobre a composição religiosa do povo alemão: “Nos dias de hoje, os/as católicos/as romanos/as, principalmente concentrados/as no sul, representam 30% da população alemã. Os/as protestantes, a maioria deles/as luteranos/as, representam 30% da população e concentram-se ao Norte.

Aproximadamente 4% dos/as alemães/ãs são muçulmanos/as e uma pequena porcentagem é formada por judeus/as. Hoje em dia, a Alemanha possui a comunidade judaica que mais rapidamente cresce na Europa e que é constituída em sua maioria por judeus/as de países do Leste Europeu, que começaram a se estabelecer nas grandes cidades da Alemanha, particularmente em Berlim”.

Mais informações sobre os 500 anos: Em português, você pode ler sobre os 500 anos da Reforma no site www.visitealemanha.com.

* Lenildo Medeiros, Agência Soma. Publicado originalmente no Expositor Cristão de outubro/2017 

Racismo
Las iglesias metodistas unidas Lincoln y Adalberto, comparten el mismo santuario, el cual ha sido vandalizado en varias oportunidades y está siendo rondado, de acuerdo a testigos, por desconocidos que fotografían y graban las instalaciones con el fin de intimidar a través de la internet. Foto de archivo cortesía de la IMU Lincoln.

Iglesias Lincoln y Adalberto preocupadas por redadas de ICE y amenazas de grupos de odio

Los/as miembros de las iglesias están preocupados por las amenazas a la seguridad de las iglesia que comparten el mismo santuario, el cual ha sido objeto de vandalizaciones varias veces y que está siendo fotografiado y grabado en video por desconocidos quienes comparten las imágenes en redes sociales para estimular los ataques de odio en internet.
Entidades de la Iglesia
El Concilio Judicial se reunirá este otoño para su primera sesión después de la Conferencia General de este año. Será la última sesión que utilizará el Libro de Disciplina actual de 2016 antes de que se publique la nueva Disciplina en enero. La mayoría de las nuevas medidas aprobadas por la Conferencia General entrarán en vigor en los Estados Unidos el 1 de enero. Foto original Mike DuBose. Fotomontaje Rev. Gustavo Vasquez, Noticias MU.

Cancelan publicación del Libro de Disciplina en coreano y español

Líderes de iglesias coreanas e hispano-latinas expresan su preocupación por la decisión de la Casa Metodista Unida de Publicaciones de dejar de traducir el Libro de Disciplina por motivos financieros.
Temas Sociales
La Obispa Dottie Escobedo-Frank, líder episcopal de la Conferencia Anual de California-Pacífico, dirige su salutación a la asamblea de MARCHA 2024 en su carácter de conferencia anfitriona del evento.

El caucus hispano-latino metodista se reunió; ¿y ahora qué?

MARCHA, el caucus hispano-latino de La Iglesia Metodista Unida, tuvo su asamblea 2024 en California en la cual eligieron nuevo liderato y tomaron decisiones continuar con su ministerio de abogacía por los derechos de la comunidad hispano-latina dentro y fuera de la iglesia.

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2025 United Methodist Communications. All Rights Reserved